quarta-feira, setembro 21, 2005

3. apolinário porto alegre


uma das minhas múmias oitocentistas atende pela alcunha de apolinário porto alegre. ele era bastante feio (e a foto ao lado não deixa dúvidas), no entanto isso não foi impedimento pra ser um dos caras mais respeitados intelectualmente em porto alegre. bom, de repente até foi pelo fato de ele ser tão feio que a única maneira encontrada pra se destacar foi intelectualmente mesmo. o apolinário mereceu um capítulo só pra ele no livro do guilhermino cesar, história da literatura no rio grande do sul além de um monte de outros trabalhos mais recentes.
ele é uma figura intrigante. o jonas me falou que foram encontrados alguns registros de compra e venda de imóveis em que aparece o nome dele, sempre envolvido em diversas transações bem polpudas. mas, até onde eu sei, viveu sempre nos subúrbios úmidos de porto alegre e morreu miseravelmente na santa casa. além disso, de onde esse cara tirou dinheiro para as compras que fez? ele era professor!
bem, apesar de intrigante, apolinário não é o meu foco principal no momento. minha questão maior agora é delimitar um grupo de prosopografáveis justificável.

1 comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... » »

9:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home